A infecção gonocócica é uma das Infecções Sexualmente Transmissíveis de maior incidência no mundo, comprometendo milhões de pessoas anualmente. Causada pela micro-organismo Neisseria gonorrhoeae, essa infecção pode afetar indivíduos de ambos os sexos, e, se não tratada, pode levar a complicações graves. A seguir, exploraremos os principais sintomas, formas de transmissão, identificação da doença e tratamento da gonorreia.
O que é a Gonorreia?
Essa IST é uma doença causada por bactéria que atinge sobretudo as membranas do sistema urinário, como uretra, colo do útero, reto e orofaringe. Embora possa ser curada com antibióticos, a falta de diagnóstico precoce pode levar a consequências graves.
Como Identificar a Gonorreia
Os sinais da infecção podem variar de acordo com o sexo, e, em determinadas situações, a pessoa pode não notar sinais. Quando presentes, os indicadores típicos podem ser:
Nos Homens:
Eliminação de pus pelo órgão genital
Sensação de queimação ao urinar
Sensibilidade testicular
Vermelhidão e inchaço na uretra
Nas Mulheres:
Secreção vaginal de aspecto incomum
Dor ao urinar
Sangramentos fora do período menstrual
Desconforto na relação sexual
Desconforto na região pélvica
Sintomas Adicionais:
A doença pode atingir a cavidade oral, gerando sintomas como dor e vermelhidão, além de atingir os olhos e a região retal, causando irritação, secreção e inflamação.
Modos de Contágio da Gonorreia
A principal forma de transmissão da gonorreia acontece durante o sexo sem preservativo, abrangendo sexo oral, anal e vaginal. Outro fator relevante, a bactéria pode ser adquirida durante o parto, podendo causar problemas ao bebê, provocando conjuntivite neonatal.
Métodos de Diagnóstico
A detecção da doença é realizado por meio de testes clínicos, tais obter mais informações como:
Exame de análise urinária: avalia a existência da infecção na urina.
Análise de material infectado: coleta de fluido corporal para identificar a presença da bactéria.
Teste molecular: método mais preciso para detectar a infecção.
Como Tratar e Evitar a Gonorreia?
O tratamento envolve o uso de antibióticos, geralmente uma combinação de ceftriaxona e azitromicina. Todavia, com o aumento da resistência dos micro-organismos aos antibióticos, é fundamental seguir as orientações médicas e realizar o tratamento completo para evitar recorrências.